sábado, 3 de setembro de 2011

O QUE ACONTECE DE IMPORTANTE COM OS FILAMENTOS DE CROMATINA DURANTE A INTÉRFASE?

     O aspecto da cromatina varia durante a vida da célula. Durante a intérfase está descondensada na sua maior parte, na forma de filamentos longos e finos.
     Em um certo momento da vida das células, ocorre duplicação dos filamentos da cromatina. Antes de iniciada a duplicação, cada filamento de cromatina é chamado cromonema. Após a duplicação, cada filamento encontra-se unido a um outro, idêntico. Ambos permanecem unidos como gêmeos siameses: são cromátides-irmãs.
     No final da intérfase, a cromatina começa a condensar por enovelamento dos filamentos, que ainda sofrem várias dobras e aumentam muito em espessura, enquanto seu comprimento diminui milhares de vezes.
     Embora não haja alteração na composição química dos filamentos, sua estrutura espacial se modifica totalmente, de longos e finos fios, na intérfase, para novelos compactos, na mitose. Quando condensados, os filamentos de cromatina podem ser tracionados, com menor chance de se romper.
Simplificando:
     Na intérfase a célula aparenta estar em "descanso", mas é o período em que ela tem sua atividade metabólica mais elevada. É neste período que A CROMATINA SE DUPLICA para dar início a sua condensação que começará na Profase e atingirá o ápice na Metáfase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário