sábado, 3 de setembro de 2011

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA MITOSE? E DA MEIOSE?

MITOSE: É o processo de divisão celular que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe igualmente entre as duas células-filhas. Tal processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares, por realizar o aumento do número de células.
SIMPLIFICANDO:Divisão celular que gera células filhas com metade do números de cromossos da célula mãe. É o processo que ocorre na formação dos gametas e esporos.

MEIOSE: Garante a existência de uma fase haplóide no ciclo de vida, que tem a fase diplóide restabelecida por meio da fecundação. Sem meiose, a reprodução sexuada não seria possível.
     Existem diferenças quanto ao momento do ciclo de vida em que ocorre a meiose. O ciclo de vida começa a partir da fecundação, podendo ocorrer meiose:
• logo após a fecundação (meiose inicial ou zigótica);
• no meio do ciclo (meiose intermediária);
• no final do ciclo (meiose final).
     A meiose inicial ou zigótica ocorre no ciclo de vida de algumas algas, protistas e fungos. Os indivíduos são haplóides e apenas os zigotos é diplóide.
    A meiose intermediária ou espórica ocorre no ciclo de vida das algas multicelulares e das plantas. O produto da meiose são células que se diferenciam em esporos. Estes dão origem à fase haplóide do ciclo, que forma, por mitose, gametas ou outras estruturas relacionadas com a reprodução sexuada.

Após a fecundação, reinicia-se com a fase diplóide.
     Com isso, há alternância de gerações, também chamadas metagênese, em que uma fase diplóide formadora de esporos por meiose se alterna com uma fase haplóide, relacionada com a reprodução sexuada, formadora de gametas por mitose.
     Na meiose o cromossomo produzido possui apenas a metade do número de cromossomos, ou seja, somente um cromossomo no lugar de um par de homólogos. O gameta é dotado de uma cópia do cromossomo materno ou paterno.
     A meiose é um processo que envolve duas divisões celulares com somente uma duplicação de cromossomos.

SIMPLIFICANDO: divisão de células eucarióticas que geram duas células filhas com o mesmo número de cromossomos. Possui 4 etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário