sábado, 3 de setembro de 2011

O QUE ACONTECE AOS CROMOSSOMOS, AO NUCLÉOLO E À MEMBRANA NUCLEAR DURANTE A TELÓFASE DA MITOSE?

     Os cromossomos chegam aos pólos opostos, começam a de desenrolar (desespiralizar ou descondensar) e adquirem de novo o aspecto de filamento de cromatina. A membrana nuclear e o nucléolo voltam a se formar.
     Em sentido restrito, a mitose termina com a divisão do núcleo. Na maioria dos casos, após a divisão do núcleo ocorre a do citoplasma, chamando de citodierese ou citocinese. Nas células animais a membrana plasmática (plasmalema) sofre uma invaginação no fim da mitose, provocada por um anel contrátil de filamentos de actina e miosina.
     Nas células vegetais não há, em geral, centríolos e, como é necessária a construção de novas paredes celulares, a  telófase é um pouco diferente, sem estrangulamento do citoplasma.
Simplificando:
Telófase (telo = final)
a) reaparecimento do nucléolo
b) descondensação dos cromosomos
c) formação de envoltório nuclear
d) ocorre a citocinese (divisão do citoplasma)
e) as fibras do fuso e do áster desaparecem

O QUE OCORRE NA ANÁFASE DA MITOSE?

     As cromátides separam-se e passam a ser chamadas de cromossomos-filhos ou irmãos. São levadas  para pólos opostos da célula pelo encurtamento dos filamedo do fuso. A posição que as cromátides-irmãs ocupavam na metáfase garante uma distribuição idêntica do material genético para os dois pólos e, depois, para as duas células-filhas.
Simplificando:
     Ocorre a separação das cromátides que se dá inicialmente pelo centrômero e posteriormente ao longo de todo cromossomo. Cada unidade tem seu próprio centrômero. Esta é a fase mais adequada para visualizar a posição do centrômero .

COMO ESTÃO OS CROMOSSOMOS DURANTE A METÁFASE DA MITOSSE?

     Os centríolos ocupam pólos opostos da célula. Cada cromátide está presa às fibras do fuso pelo cinetócoro. Os cromossomos ocupam a região mediana da célula, formando a placa equatorial ou metafásica, e estão com a condensação máxima, o que torna bem visíveis as cromátides. E nesta fase que os biólogos preferencialmente estudam os cromossomos (por exemplo, no estudo do cariótipo humano).
                                                                       
Simplificando:
a) centríolos chegam aos polos opostos da célula;
b) alinhamento dos cromossomos no centro da célula, formando a placa equatorial;
c) cromossomos atingem o máximo da condensação.

O QUE ACONTECE COM OS FILAMENTOS DE CROMATINA, COM A MEMBRANA NUCLEAR E COM O NUCLÉOLO DURANTE A PRÓFASE DA MITOSE?

     Os filamentos de cromatina espiralizam-se, tornando-se progressivamente mais condensadas, curtos e grossos, passando a se chamar cromossomas. A membrana nuclear (carioteca) se decompõe. O(s) nucléolo(s) desaparece(m).
     Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomas duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico.
     É a etapa mais longa da mitose. Os centrossomos (dois pares de centríolos) afastam-se para pólos opostos, formando entre eles o fuso acromático. O fuso acromático (ou fuso mitótico) é formado por feixes de fibrilas de microtúbulos protéicos, que são feitos de tubulina.
Simplificando:
a) espiralização da cromatina;
b) centríolos migram para os polos opostos da célula,  surgindo entre eles as fibras do fuso e ao seu redor as fibras de áster;
c) membrana nuclear (cariomembrana) e nucléolos de desintegram

O QUE ACONTECE DE IMPORTANTE COM OS FILAMENTOS DE CROMATINA DURANTE A INTÉRFASE?

     O aspecto da cromatina varia durante a vida da célula. Durante a intérfase está descondensada na sua maior parte, na forma de filamentos longos e finos.
     Em um certo momento da vida das células, ocorre duplicação dos filamentos da cromatina. Antes de iniciada a duplicação, cada filamento de cromatina é chamado cromonema. Após a duplicação, cada filamento encontra-se unido a um outro, idêntico. Ambos permanecem unidos como gêmeos siameses: são cromátides-irmãs.
     No final da intérfase, a cromatina começa a condensar por enovelamento dos filamentos, que ainda sofrem várias dobras e aumentam muito em espessura, enquanto seu comprimento diminui milhares de vezes.
     Embora não haja alteração na composição química dos filamentos, sua estrutura espacial se modifica totalmente, de longos e finos fios, na intérfase, para novelos compactos, na mitose. Quando condensados, os filamentos de cromatina podem ser tracionados, com menor chance de se romper.
Simplificando:
     Na intérfase a célula aparenta estar em "descanso", mas é o período em que ela tem sua atividade metabólica mais elevada. É neste período que A CROMATINA SE DUPLICA para dar início a sua condensação que começará na Profase e atingirá o ápice na Metáfase.

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA MITOSE? E DA MEIOSE?

MITOSE: É o processo de divisão celular que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe igualmente entre as duas células-filhas. Tal processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares, por realizar o aumento do número de células.
SIMPLIFICANDO:Divisão celular que gera células filhas com metade do números de cromossos da célula mãe. É o processo que ocorre na formação dos gametas e esporos.

MEIOSE: Garante a existência de uma fase haplóide no ciclo de vida, que tem a fase diplóide restabelecida por meio da fecundação. Sem meiose, a reprodução sexuada não seria possível.
     Existem diferenças quanto ao momento do ciclo de vida em que ocorre a meiose. O ciclo de vida começa a partir da fecundação, podendo ocorrer meiose:
• logo após a fecundação (meiose inicial ou zigótica);
• no meio do ciclo (meiose intermediária);
• no final do ciclo (meiose final).
     A meiose inicial ou zigótica ocorre no ciclo de vida de algumas algas, protistas e fungos. Os indivíduos são haplóides e apenas os zigotos é diplóide.
    A meiose intermediária ou espórica ocorre no ciclo de vida das algas multicelulares e das plantas. O produto da meiose são células que se diferenciam em esporos. Estes dão origem à fase haplóide do ciclo, que forma, por mitose, gametas ou outras estruturas relacionadas com a reprodução sexuada.

Após a fecundação, reinicia-se com a fase diplóide.
     Com isso, há alternância de gerações, também chamadas metagênese, em que uma fase diplóide formadora de esporos por meiose se alterna com uma fase haplóide, relacionada com a reprodução sexuada, formadora de gametas por mitose.
     Na meiose o cromossomo produzido possui apenas a metade do número de cromossomos, ou seja, somente um cromossomo no lugar de um par de homólogos. O gameta é dotado de uma cópia do cromossomo materno ou paterno.
     A meiose é um processo que envolve duas divisões celulares com somente uma duplicação de cromossomos.

SIMPLIFICANDO: divisão de células eucarióticas que geram duas células filhas com o mesmo número de cromossomos. Possui 4 etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

IV Seminario de Integração de Práticas Docentes

Formação de Professores e Ensino
Alunas do IFRR participando do IV Seminario 
Onde aprendemos mais no GDT com a Profesora e Doutora Gilvete de Lima Gabriel, na qual ela abordou o assunto Formação de Professores e Trabalhos Pedagógicos tendo como referencia António Nóvoa.